OAB FGV — Inscrição, Gabarito, Resultado → XXIV EXAME OAB

A Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do país, muito conhecida – além das pesquisas científicas – por seus cursos de Direito e Economia. A OAB FGV consiste no Exame de Ordem que é aplicado pela instituição. Para exercer a profissão de Advogado, será necessário prestar esse exame, e ser aprovado, para poder trabalhar de forma legal.

O exame OAB é considerado difícil pela maioria dos seus participantes e, por conta disso, há diversos cursos especificados para os candidatos passarem nas provas. Para quem está prestes a realizar a avaliação, se acalme. Pois no conteúdo a seguir separamos uma série de informações úteis e que, certamente, agregarão valor a sua busca.

Nos tópicos seguintes falaremos sobre os principais pontos relacionados ao Exame da Ordem, a instituição e outros assuntos essenciais para quem vai prestar a prova. Continue lendo para saber mais:

OAB FGV – Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas foi criada no ano de 1944 com o intuito de formar pessoas qualificadas para os cargos de administração. Atualmente, a instituição é conhecida por seus cursos de economia, direito, administração pública, administração de empresas e gestão de tecnologia da informação.

OAB FGV

Ainda assim, a FGV ainda oferece o Exame de Ordem da OAB, onde por lei os bacharéis em Direito deverão comprovar que possuem o conhecimento necessário, por meio dessa avaliação, que estão aptos a exercerem a profissão.

O exame é organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil e é considerado difícil por seus participantes. Entretanto, no próprio site da FGV (oab.fgv.br) é possível obter as provas anteriores, assim como os gabaritos das mesmas, para poder se preparar.

Além disso, existem centenas de cursos preparatórios disponíveis na internet, gratuitos e pagos, que com certeza o ajudarão bastante no momento de preparação.

Inscrição OAB XXIV Exame

As inscrições OAB FGV acontece três vezes por ano. O Próximo exame da Ordem será aplicado no final do ano de 2017 e se estenderá até 2018. Para quem pretende se inscrever, elaboramos um passo a passo muito fácil e rápido de ser seguido. Porém, antes de começar, é preferível que você tenha os documentos em mãos.

Está com tudo em mãos? Então siga as dicas que nós separamos a seguir:

OAB FGV


Passo 1 – Abra uma nova aba em seu navegador predileto e cole o endereço a seguir: oab.fgv.br. Espere a página carregar completamente.


Passo 2 – Nessa página, você verá que há uma série de links. Clique no link que traz informações relativas ao processo seletivo que está em andamento. Agora seleciona a sua unidade Seccional e espere a página carregar.


Passo 3 – Nesse momento será possível se inscrever ou acompanhar o processo seletivo vigente para saber como andam suas vias. Caso já esteja acontecendo, acompanhe de perto para saber a próxima data que as inscrições do exame de Ordem estarão abertas.


A avaliação é composta por duas fases, com aplicação de duas provas em dias distintos. Ambas as provas são de caráter eliminatório e caso o participante não passar, ele ficará impendido de tirar sua carteirinha OAB e, assim, exercer a profissão de advogado dentro da lei.

Gabarito OAB XXIV Exame

OAB FGV Para visualizar o gabarito OAB XXIV 1ª e 2ª fase é muito simples. O participante deverá abrir uma nova aba no navegador e digite o endereço da FGV na barra de endereços: oab.fgv.br e esperar carregar.

Agora será necessário clicar no processo seletivo relacionado ao Exame que você fez. Geralmente, o gabarito OAB FGV ficará entre os primeiros resultados. Clique na opção e espere a página carregar. Pronto! Agora você poderá visualizar o garabito do exame realizado.

Fique de olho aqui no blog também pois também postaremos o gabarito e os resultados das provas por aqui!

Resultado OAB XXIV Exame

OAB FGV Para visualizar o resultado OAB, você deverá realizar os mesmos passos descritos acima. Todas as informações, como resultado, gabarito e detalhes adicionais são divulgadas primeiramente no portal da instituição.

Aqui no blog também será postado, então é importante ficar de olho aqui também para não perder tempo nesse momento tão importante.

Para quem vai fazer o XXIV exame OAB FGV, nós desejamos toda a sorte do mundo. Lembre-se de checar no local das provas com antecedência e ter calma no momento de responder as questões.

Caso você possua alguma dúvida, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar.

CNA OAB — Cadastro Nacional de Advogados → cna.oab.org.br

Com a informatização da Ordem dos Advogados do Brasil, foi-se criando uma série de ferramentas e serviços online com o intuito de facilitar a vida dos usuários de seus web sites. Assim nasceu a CNA OAB, uma ferramenta desenvolvida para que qualquer pessoa possa pesquisar inscritos relacionados a qualquer unidade seccional do país.

Muita gente não sabe para que serve a OAB CNA e, por isso, desenvolvemos esse artigo. Nos tópicos a seguir mostraremos como o que é e como funciona a ferramenta, o que fazer para acessar o site e, por fim, ensinaremos como você poderá realizar a consulta em um passo a passo bastante prático.

Então, pegue os seus óculos e continue lendo pois o conteúdo a seguir foi desenvolvido especialmente para você. Confira!

O que é a CNA OAB?

O Cadastro Nacional de Advogados OAB e´uma ferramenta online, gratuita a aberta ao público em geral – tanto para os profissionais relacionados a classe quanto para empresas e pessoas físicas, mantida pela Ordem dos advogados do Brasil.

A ferramenta passou a ser disponibilizada quando a instituição viu que as pessoas estavam buscando, nos sites seccionais da instituição, formas de pesquisar sobre os advogados e estagiários relacionadas a Ordem de Advogados.

CNA OAB

Dessa maneira, nasceu a CNA OAB. Uma ferramenta onde é possível pesquisar, por meio do nome, número de inscrição e tipo de inscrição qualquer um que esteja cadastrado em uma Seção da Ordem dos Advogados – em qualquer Estado do Brasil.

Isso é muito importante especialmente para clientes e empresas que estão considerando contratar um profissional e, assim, deseja saber sobre a sua situação junto a instituição.

Site CNA OAB cna.oab.org.br

CNA OABNo conteúdo a seguir, mostraremos como você poderá acessar o site cna.oab.org.br e, posteriormente, como realizar a consulta de inscritos nessa poderosa ferramenta. Continue lendo para aprender:

Para acessar o site é muito simples, e essa ação pode ser realizada tanto de um computador/notebook quanto de dispositivos móveis – como tablets e smartphones. A dica é ter uma boa conexão com a internet e de preferência, que o usuário esteja em um ambiente tranquilo e com silêncio.

Elaboramos um passo a passo simples e fácil de ser seguido. Está tudo pronto aí? Então confira as dicas que separamos a seguir – especialmente para te ajudar:

CNA OAB


Passo 1 – Abra uma nova guia em seu navegador (clicando CTRL + T) e, na barra de endereços, digite o endereço eletrônico do site do Cadastro Nacional de Advogados a partir do seguinte endereço: cna.oab.org.br e espere a página carregar completamente.


Passo 2 – Pronto! Agora você será capaz de visualizar todos os elementos e campos que precisam ser preenchidos para poder realizar a consulta.
Como você já pode visualizar, é muito simples realizar a consulta.

Mas para deixar o processo ainda mais fácil para você, separamos algumas dicas importantes e especiais que devem ser levadas em consideração no momento de realizar esse procedimento.


No tópico a seguir, você aprenderá como utilizar essa ferramente, uma vez que você está no site da OAB CNA. Confira:

Consulta CNA OAB

Para realizar a consulta é muito simples. O primeiro passo você viu no tópico anterior, que é o de acessar a ferramenta por meio do link acima.

Agora chegou o momento de preencher todos os campos indicados. É preciso ter atenção, pois caso você inserir uma informação errada não será possível realizar a consulta. Siga a seguir:

CNA OAB

  • Acesse o site cna.oab.org.br;
  • Preencha os campos com nome, nº de inscrição e tipo de inscrição
  • Marque a caixa dizendo que você não é um robô;
  • Clique em Pesquisar.

Depois de realizar todos esses procedimentos, o sistema retornará com os resultados de sua pesquisa. Dessa maneira, será possível visualizar a situação legal do advogado, conferir se o seu registro está legal ou não e uma série de outras informações importantes.

Caso você queira imprimir, é só clicar no botão indicado ou, então, pressionar as teclas CTRL + P para realizar a impressão.

Se o usuário encontrou algum erro sobre o número de inscrição pesquisado, entre em contato com a Ordem dos Advogados para que a mesma apure o que há de errado.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação a CNA OAB, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar!

OAB SP — Consultar Intimações e Inscritos → www.oabsp.org.br

A Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo – mais conhecida popularmente como OAB SP – é uma instituição criada no ano de 1932 com o intuito de não só representar os advogados da região, como também defender a Constituição, a liberdade de expressão e o Estado Democrático de Direito.

Para quem deseja se tornar um advogado, além de ter que cursar a faculdade de Direito, será necessário realizar o exame da OAB e ser aprovado para exercer a profissão. Isso porque a instituição oferece as disciplinas e as diretrizes para que a profissão seja exercida de maneira que defenda os valores e a missão da Ordem dos Advogados.

No conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre a OAB São Paulo e em como utilizar alguns serviços essenciais no portal da ordem. Saiba mais a seguir:

Conheça a OAB SP

A Seção do Estado de São Paulo foi criada no ano de 1932, com o intuito de seguir – fielmente – o artigo 44 do Estatuto da Advocacia e da OAB, a Lei Federal nº 8.906/94, que diz:

“Defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.”

OAB SP

Essa Seção é a maior do Brasil, possuindo um contingente que chega aos 350 mil Advogados, com 15 mil sociedades inscritas. A OAB SP ainda conta com 800 unidades de atendimento espalhadas pelo Estado de São Paulo, oferecendo serviços e auxílio tanto para advogados quanto para a sociedade em geral.

Por meio do site www.oabsp.org.br é possível usufruir de algumas ferramentas e recursos muito úteis para advogados e pessoas comuns. A seguir, falaremos sobre alguns dos principais recursos buscados no site da OAB SP. Confira:

OAB SP Intimações

Desde do ano de 2015 é possível realizar a consulta das intimações emitidas por meio do site da OAB SP. Esse recursou melhorou bastante a rotina do advogado, que agora poderá acessar os documentos com apenas alguns cliques – ou toques – no site da instituição.

Tudo que será preciso para consultar intimações é ter uma senha cadastrada no site OAB São Paulo e o nº de inscrição do advogado. Para ajudá-lo nessa tarefa, confira o passo a passo que elaboramos a seguir:

OAB SP


Passo 1 – Abra uma nova aba em seu navegador e acesse essa página para poder consultar as intimações www.oabsp.org.br.


Passo 2 – Insira o número de inscrição e a senha cadastrada. Selecione o tipo de pessoa que está realizando o acesso, entre as opções: Advogado, Estagiário ou Provisório e clique em Acessar.


Passo 3 – Pronto! Se todas as informações foram inseridas corretamente, você conseguirá visualizar os recortes consultados.


Passo 4 – Caso você não tenha uma senha cadastrada, ainda, acessa essa página para poder cadastrar uma: https://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/LoginSite/CadastrarUsuarioMain.aspx.


Passo 5 – Preencher todos os campos com as informações requeridas e depois clique em Cadastrar Senha.


Passo 6 – Agora é só voltar ao primeiro passo para poder visualizar as intimações.


Como fazer a consulta de inscritos

Para realizar a consulta de inscritos no site não tem mistério. Essa ferramenta é especialmente para os clientes, que poderão consultar se uma pessoa possui a licença da Ordem dos Advogados para exercer o ofício.

Há muita gente que se formou na faculdade de Direito mas que, por ventura, não conseguiu passar no exame da instituição. Para saber, de fato, se um advogado possui ou não a carteira da OAB, confira a seguir as etapas necessárias para realizar a consulta de inscritos:

OAB SP


Passo 01 – Acesse o endereço eletrônico a seguir https://www2.oabsp.org.br/asp/consultaInscritos/consulta01.asp e espere a página carregar completamente.


Passo 02 – Nessa página, você deverá informar como gostaria de realizar a busca: na OAB SP, por Nome ou CPF. No terceiro campo será possível especificar a cidade para poder filtrar a busca ou, então, buscar por todas as cidades do Estado de São Paulo. Clique em pesquisar.


Passo 03 – Dentro de poucos segundos o sistema retornará com as informações relacionadas ao advogado pesquisado. Caso haja alguma divergência de informações, a instituição sugere que entre em contato com ela para apurar as discrepâncias constatadas.


Endereço e telefone OAB SP

Caso você deseja visitar a Sede Secional da OAB SP, confira o endereço a seguir:

  • Endereço: Praça da Sé, 385 – Centro – São Paulo – SP.
  • Telefone OAB SP: (11) 3291-3777.

A OAB São Paulo é uma das instituições mais importantes e tradicionais do Brasil. Teve e tem uma importância histórica muito importante, especialmente em relação a manutenção da Democracia no Estado de São Paulo e no Brasil.

Esperamos que as informações contidas nesse artigo sobre a OAB SP tenham te ajudado. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos te ajudar!