OAB 2018 — Exame de Ordem → Gabarito e Resultado – (CONFIRA!)

Atualmente vem crescendo bastante o número de integrantes da OAB, pois entre os cursos de graduação mais concorridos nas universidades está o de direito, existe muitos estudantes com o pensamento de se tornarem advogados.

A moda de seguir a profissão dos pais ainda não passou em muitas famílias ainda ocorre essa tradição de dar seguimento as carreias profissionais dos seus ascendentes e advocacia lidera nesse quesito pois os filhos já aproveitam as empresas já criadas.

Mas para prosseguir nesse ramo não é bem simples não, pois quem pretende advogar deve passar por alguns processos de formação depois da faculdade, nesse artigo iremos orienta-los para que possa entender melhor como funciona esse caminho. Confira Agora!

Como surgiu a OAB?

A Ordem dos Advogados do Brasil viria a ser criada apenas em 18 de novembro de 1930, pouco depois da Revolução de 30, para representar os interesses dos doutores. Com a criação da OAB iniciou-se, no Brasil, a regulamentação profissional do advogado, com exigência de formação universitária.

OAB 2018

A OAB é o órgão máximo que define as regras para o exercício profissional da advocacia no Brasil e tem como finalidade de aplicar sanções aos advogados e regulamentar a profissão.

É responsável também por fiscalizar todos os profissionais da área para que sigam com o padrão de responsabilidade e essência do órgão. Hoje exige-se para a obtenção de licença para advogar a aprovação do Bacharel em Direito no exame de ordem OAB, além de outros requisitos que você irá conferir nos próximos tópicos.

Como ingressar na OAB?

Para você que pretende começar a uma carreira de advogado, deverá prestar bastante atenção nesse tópico pois será por onde irá obter a licença e autorização para que possa está trabalhando na área.

Para entender melhor a Ordem dos Advogados do Brasil detalhamos em uma série de artigos as principais informações da OAB em diversos estados. Confira:

A inscrição OAB ocorre através da realização de uma prova, mas conhecido como Exame de Ordem, onde o órgão responsável pela disciplina, ética e orientação dos advogados Para exercer a profissão, um bacharel em Direito deve passar no exame da ordem e manter sua inscrição na entidade regular.

Para que você possa está dentro das condições para ingressar no órgão deverá está de acordo conforme a alguns critérios como:

  • Capacidade civil;
  • Diploma ou certidão de graduação em direito;
  • Título de eleitor e quitação do serviço militar;
  • Aprovação em Exame de Ordem;
  • Não exercer atividade incompatível com a advocacia;
  • Idoneidade moral;
  • Prestar compromisso perante o conselho.

Como funciona o exame de ordem?

OAB 2018O exame funciona como porta de ingresso para OAB e é através dele que você será avaliado pelos responsáveis e onde se tornará apto para obter a sua carteira e poder advogar sem restrições alguma.

Esse exame não é fácil e por isso você deverá focar nos estudos para que possa passar logo na primeira tentativa e não tenha que esperar pela próxima avaliação, pois o Exame da Ordem é aplicado três vezes por ano para todos os bacharéis em Direito.

Sendo dividido em duas fases, onde terá caráter eliminatório, a primeira será a prova objetiva, que possui 80 questões sobre os temas abordados em todas as disciplinas dadas durante o curso de Direito.

A segunda fase da prova se chama prova prático-profissional, tendo um valor de 10 pontos, sendo aplicada apenas aos candidatos que forem aprovados na primeira fase, a composição dela é por duas partes distintas, contemplando a área que o candidato, escolheu no momento da inscrição, podendo ser as seguintes áreas:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Tributário.

A fase da preparação é bastante importante para obter sucesso no exame então é necessário começar a estudar o quanto antes pois a prova é cansativa.

Como consultar o resultado?

OAB 2018

Depois de ter realizado o exame da ordem, o próximo passo é aguardar o resultado ser divulgado pelo órgão para poder realizar a consulta dos aprovados na primeira fase das duas etapas.

Para que você possa consultar o resultado terá que acessar o site da organizadora FGV (oab.fgv.br) e fazer o login informando o CPF e a senha para consulta, onde será redirecionado para uma página onde poderá verificar sua nota do Exame.