OAB SP — Consultar Intimações e Inscritos → www.oabsp.org.br

A Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo – mais conhecida popularmente como OAB SP – é uma instituição criada no ano de 1932 com o intuito de não só representar os advogados da região, como também defender a Constituição, a liberdade de expressão e o Estado Democrático de Direito.

Para quem deseja se tornar um advogado, além de ter que cursar a faculdade de Direito, será necessário realizar o exame da OAB e ser aprovado para exercer a profissão. Isso porque a instituição oferece as disciplinas e as diretrizes para que a profissão seja exercida de maneira que defenda os valores e a missão da Ordem dos Advogados.

No conteúdo a seguir, falaremos um pouco mais sobre a OAB São Paulo e em como utilizar alguns serviços essenciais no portal da ordem. Saiba mais a seguir:

Conheça a OAB SP

A Seção do Estado de São Paulo foi criada no ano de 1932, com o intuito de seguir – fielmente – o artigo 44 do Estatuto da Advocacia e da OAB, a Lei Federal nº 8.906/94, que diz:

“Defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.”

OAB SP

Essa Seção é a maior do Brasil, possuindo um contingente que chega aos 350 mil Advogados, com 15 mil sociedades inscritas. A OAB SP ainda conta com 800 unidades de atendimento espalhadas pelo Estado de São Paulo, oferecendo serviços e auxílio tanto para advogados quanto para a sociedade em geral.

Por meio do site www.oabsp.org.br é possível usufruir de algumas ferramentas e recursos muito úteis para advogados e pessoas comuns. A seguir, falaremos sobre alguns dos principais recursos buscados no site da OAB SP. Confira:

OAB SP Intimações

Desde do ano de 2015 é possível realizar a consulta das intimações emitidas por meio do site da OAB SP. Esse recursou melhorou bastante a rotina do advogado, que agora poderá acessar os documentos com apenas alguns cliques – ou toques – no site da instituição.

Tudo que será preciso para consultar intimações é ter uma senha cadastrada no site OAB São Paulo e o nº de inscrição do advogado. Para ajudá-lo nessa tarefa, confira o passo a passo que elaboramos a seguir:

OAB SP


Passo 1 – Abra uma nova aba em seu navegador e acesse essa página para poder consultar as intimações www.oabsp.org.br.


Passo 2 – Insira o número de inscrição e a senha cadastrada. Selecione o tipo de pessoa que está realizando o acesso, entre as opções: Advogado, Estagiário ou Provisório e clique em Acessar.


Passo 3 – Pronto! Se todas as informações foram inseridas corretamente, você conseguirá visualizar os recortes consultados.


Passo 4 – Caso você não tenha uma senha cadastrada, ainda, acessa essa página para poder cadastrar uma: https://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/LoginSite/CadastrarUsuarioMain.aspx.


Passo 5 – Preencher todos os campos com as informações requeridas e depois clique em Cadastrar Senha.


Passo 6 – Agora é só voltar ao primeiro passo para poder visualizar as intimações.


Como fazer a consulta de inscritos

Para realizar a consulta de inscritos no site não tem mistério. Essa ferramenta é especialmente para os clientes, que poderão consultar se uma pessoa possui a licença da Ordem dos Advogados para exercer o ofício.

Há muita gente que se formou na faculdade de Direito mas que, por ventura, não conseguiu passar no exame da instituição. Para saber, de fato, se um advogado possui ou não a carteira da OAB, confira a seguir as etapas necessárias para realizar a consulta de inscritos:

OAB SP


Passo 01 – Acesse o endereço eletrônico a seguir https://www2.oabsp.org.br/asp/consultaInscritos/consulta01.asp e espere a página carregar completamente.


Passo 02 – Nessa página, você deverá informar como gostaria de realizar a busca: na OAB SP, por Nome ou CPF. No terceiro campo será possível especificar a cidade para poder filtrar a busca ou, então, buscar por todas as cidades do Estado de São Paulo. Clique em pesquisar.


Passo 03 – Dentro de poucos segundos o sistema retornará com as informações relacionadas ao advogado pesquisado. Caso haja alguma divergência de informações, a instituição sugere que entre em contato com ela para apurar as discrepâncias constatadas.


Endereço e telefone OAB SP

Caso você deseja visitar a Sede Secional da OAB SP, confira o endereço a seguir:

  • Endereço: Praça da Sé, 385 – Centro – São Paulo – SP.
  • Telefone OAB SP: (11) 3291-3777.

A OAB São Paulo é uma das instituições mais importantes e tradicionais do Brasil. Teve e tem uma importância histórica muito importante, especialmente em relação a manutenção da Democracia no Estado de São Paulo e no Brasil.

Esperamos que as informações contidas nesse artigo sobre a OAB SP tenham te ajudado. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *